O TEATRO DO 8º ANO
O grupo de alunos, que ao longo de 8 anos desenvolveu um grande entrosamento, agora tem a missão de desenvolver de um lado o potencial individual e, de outro, a capacidade de trabalho conjunto para uma realização concreta.
O teatro deste ano, para o qual o trabalho artístico desenvolvido pelos alunos servirá de ferramenta, é o grande desafio que a eles se coloca. A elaboração de cenários, objetos cênicos, coreografias, figurinos e músicas, assim como a execução de papéis, exigirá dos alunos um verdadeiro trabalho de dedicação e de equipe. O professor de classe conduzirá essa empreitada de forma a propiciar a cada aluno um tipo de desafio, que buscará levar cada estudante à conquista de sua autoconfiança e contribuirá para a formação de seu caráter e personalidade.
Esse trabalho é a grande tarefa extra da classe do 8º ano, desenvolvendo-se em paralelo às outras matérias do currículo. É uma prática essencialmente pedagógica, que lapida as mais sutis necessidades evolutivas dessa etapa de vida dos alunos, proporcionando um processo de transformação em cada indivíduo e no grupo.
Ao se envolver com os personagens, os jovens deparam-se com facetas do ser humano que podem servir de modelo, inspiração e contraponto para o momento pelo qual estão passando e para suas vidas futuras.
Ao se perceber em um determinado personagem, numa determinada trajetória de vida, abre-se a possibilidade de se descobrir e de descobrir o outro. Uma vez estabelecida essa relação, a troca, o ouvir recíproco, a admiração e a torcida pelos colegas fortalece o grupo e acaba refletindo em cada um em particular.
A noção de conjunto, de equipe, é muito favorecida pelo teatro, que apela ao trabalho de muitos, em coisas diferentes, ao mesmo tempo e para o mesmo fim. É um momento importante para os alunos construírem ou lapidarem as relações ao conviverem com colegas com os quais o relacionamento não era tão profundo.
É preciso se adequarem às situações inusitadas, aprenderem com a criação alheia, reconhecendo e respeitando as virtudes e dificuldades do outro. O teatro também favorece o cultivo da linguagem em suas diversas formas - verbal, gestual, musical, pictórica etc.
Para os pais, a oportunidade de conviverem com os outros pais e professores no planejamento, na feitura do cenário, do figurino entre outros.
Levando em conta todas essas considerações, a escolha da peça é fundamental para que o aluno possa vislumbrar de forma sutil, seja numa tragédia ou numa comédia, os ideais humanos de cunho universal.
(texto do material do teatro)