Expedição de grupo de fotógrafos pela serra da Canastra vira exposição interativa no RibeirãoShopping, a partir de 13/4
Trazer uma amostra da mineiridade tão presente naquela região, com seus sabores, aromas e belezas que encantam todos os sentidos, é o que pretende a exposição Rota do Queijo: Serra da Canastra, que começa no dia 13 de abril no RibeirãoShopping. A mostra reúne 69 imagens feitas pelo Panorama Coletivo, grupo de fotógrafos de Ribeirão Preto que em 2015 fez uma expedição em São Roque de Minas, um dos municípios que produzem o legítimo queijo artesanal da serra da Canastra. A pequena cidade, com quase sete mil habitantes, fica a apenas 338 km de Ribeirão.
Essa viagem resultou não só em imagens da iguaria mais preciosa do lugar, considerada patrimônio nacional, como também lançou um olhar especial sobre a simplicidade das pessoas que ali vivem, produtoras de queijo ou não, seu modo de vida e hábitos tão peculiares. Para reproduzir um pouco dessa vivência, a exposição vai oferecer ao público algumas experiências sensoriais, como degustação de queijos, café à moda antiga (coado na hora), e harmonizações, com cervejas artesanais e vinhos.
Na área reservada às imagens, a ideia é traçar um roteiro de talentosos produtores da cidade – alguns deles premiados nacional e internacionalmente – para que as pessoas que têm interesse em visitar a região conheçam um pouco de sua história e já saibam quem procurar quando estiverem lá.
A mostra também terá um painel interativo e também um espaço destinado a atualidades e curiosidades, além de telas que exibirão vídeos de produtores, do processo de fabricação do queijo e paisagens típicas da região.
Quem aprecia um bom queijo ou é amante de fotografia terá bons motivos para interagir com a exposição. E quem sabe sairá de lá tentado a ver de perto a região, assim como o grupo de fotógrafos, que já planeja sua próxima incursão pela Canastra.