Solicitação: criação de design system para que haja uma identidade visual entre todos os produtos digitais da empresa.
É importante que todos em uma empresa busquem pelos mesmos valores e objetivos porque isso promove coesão, alinhamento e eficiência no ambiente de trabalho. O mesmo também é válido quando falamos de design, por isso é primordial manter um sistema de design em que todos os funcionários possam se basear e buscar informações visuais, estéticas e funcionais sobre a empresa.
A coerência visual e estética pode ser uma forma de exteriorizar uma compatibilidade de pensamentos e ações da empresa. Portanto, o cuidado com a imagem da empresa pode trazer solidez na marca e no posicionamento de mercado.
Embalagem é mídia, e não alternativa, é mídia de fato. Ela tem de agir no exato momento da compra. Ela tem que falar com o consumidor, mostrar à dona de casa, ao pai de família, ao garoto ou garota que é o produto ideal para as suas necessidades, para os seus desejos.”
Petit, Francesc. Marca. São Paulo: Editora Futura, 2003.
As regras de design, por si só, podem não ter sentido se não observadas com um olhar cuidadoso. As influências de movimentos artísticos, como cubista, construtivista, futurista e Bauhaus, possibilitaram a compreensão não só de uma estética, mas uma função do design e da influência na vida das pessoas.
Alguns exemplos de linhas de pensamento:

Gestalt
Em 1912, Max Whertheimer publicou um ensaio que foi considerado o início do estudo da psicologia Gestalt, uma linha de pensamento que considerou a junção de vários elementos para se formar um todo. A percepção do observador, neste caso, é criativa, levando em consideração a capacidade humana de unir padrões visuais para perceber um todo, possibilitado pela capacidade de imaginar as ligações entre os elementos.
O usuário utiliza este tipo de componente porque, visualmente, compreende que é deslizante e que o valor se altera conforme desliza. É uma percepção resultante da observação que pode mudar conforme a cultura e a comunicação regional, por isso a importância de validar se o usuário do sistema lida com o componente como se espera.
Equilíbrio Visual
Outra influência psicológica e física da percepção humana muito importante é a necessidade de se ter equilíbrio, um senso intuitivo e inerente que nos leva a compreender rapidamente uma imagem assim como a confusão pela não compreensão imediata. Buscamos aquilo que conhecemos no mundo físico e palpável para interagir com diferentes ambientes sem dificuldade. Na comunicação visual, a simplicidade e o equilíbrio trazem orientação na eficácia da mensagem. Em contraponto a isto, as imagens que trazem alguma tensão visual, podem chamar mais atenção do usuário, sendo mais eficaz quando este é o objetivo.
Os ícones são utilizados para facilitar a rápida compreensão pelo usuário sobre o que se trata a tela em que está navegando. Se relacionam com o mundo físico, trazendo referência visual, ocupam pequenos espaços e trazem uma boa carga de significado.
10 Heurísticas de Nielsen
Por não serem diretrizes de usabilidade específicas, Jakob Nielsen enumerou esses 10 princípios como “heurísticas”. De forma simples, Nielsen aborda questões de design e usabilidade voltadas para a simplicidade de compreensão e interação com sistemas. O usuário deve compreender as funções sem dificuldade e interagir com naturalidade, mesmo sem ter conhecimento prévio do sistema em questão. Portanto, esses não são princípios de design em si, mas formas de utilizar princípios já estudados e conhecidos para aperfeiçoar a usabilidade de qualquer produto.
Após a análise da identidade atual, demos início à criação do design system, utilizando o programa Figma e publicando na plataforma Zeroheight. A equipe de design, tem acesso aos elementos de design e, a equipe de desenvolvimento, tem acesso a códigos referente aos mesmos elementos.
No Zeroheight, é possível definir os estilos a serem seguidos, como cores, fontes, ícones, formas etc. 
Algumas informações sobre a tipografia.
Também é possível definir componentes (componentes são elementos que você pode reutilizar em seus designs, ajudam a criar e gerenciar designs consistentes em todos os projetos) e organizá-los para que toda a equipe tenha acesso rapidamente aos elementos necessários para diversos projetos.
Desta forma, entregamos à empresa todos os elementos e parâmetros necessários, de forma que seus projetos digitais poderão ser muito mais coesos e funcionais a partir de agora.
Referências:
HURLBURT, Allen. Layout: O Design da Página Impressa. São Paulo: Nobel, 2022.
DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter; ARANGO, Jorge. Information Architecture: For the Web and Beyond. Canadá: O'Reilly Media, 2015.
10 Heurísticas de Usabilidade para Design de Interface de Usuário, disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/
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