Solicitação: criação de design system para que haja uma identidade visual entre todos os produtos digitais da empresa.
É importante que todos em uma empresa busquem pelos mesmos valores e objetivos porque isso promove coesão, alinhamento e eficiência no ambiente de trabalho. O mesmo também é válido quando falamos de design, por isso é primordial manter um sistema de design em que todos os funcionários possam se basear e buscar informações visuais, estéticas e funcionais sobre a empresa.
A coerência visual e estética pode ser uma forma de exteriorizar uma compatibilidade de pensamentos e ações da empresa. Portanto, o cuidado com a imagem da empresa pode trazer solidez na marca e no posicionamento de mercado.
“Embalagem é mídia, e não alternativa, é mídia de fato. Ela tem de agir no exato momento da compra. Ela tem que falar com o consumidor, mostrar à dona de casa, ao pai de família, ao garoto ou garota que é o produto ideal para as suas necessidades, para os seus desejos.”
Petit, Francesc. Marca. São Paulo: Editora Futura, 2003.
As regras de design, por si só, podem não ter sentido se não observadas com um olhar cuidadoso. As influências de movimentos artísticos, como cubista, construtivista, futurista e Bauhaus, possibilitaram a compreensão não só de uma estética, mas uma função do design e da influência na vida das pessoas.
Alguns exemplos de linhas de pensamento:
Gestalt
Em 1912, Max Whertheimer publicou um ensaio que foi considerado o início do estudo da psicologia Gestalt, uma linha de pensamento que considerou a junção de vários elementos para se formar um todo. A percepção do observador, neste caso, é criativa, levando em consideração a capacidade humana de unir padrões visuais para perceber um todo, possibilitado pela capacidade de imaginar as ligações entre os elementos.
Equilíbrio Visual
Outra influência psicológica e física da percepção humana muito importante é a necessidade de se ter equilíbrio, um senso intuitivo e inerente que nos leva a compreender rapidamente uma imagem assim como a confusão pela não compreensão imediata. Buscamos aquilo que conhecemos no mundo físico e palpável para interagir com diferentes ambientes sem dificuldade. Na comunicação visual, a simplicidade e o equilíbrio trazem orientação na eficácia da mensagem. Em contraponto a isto, as imagens que trazem alguma tensão visual, podem chamar mais atenção do usuário, sendo mais eficaz quando este é o objetivo.
10 Heurísticas de Nielsen
Por não serem diretrizes de usabilidade específicas, Jakob Nielsen enumerou esses 10 princípios como “heurísticas”. De forma simples, Nielsen aborda questões de design e usabilidade voltadas para a simplicidade de compreensão e interação com sistemas. O usuário deve compreender as funções sem dificuldade e interagir com naturalidade, mesmo sem ter conhecimento prévio do sistema em questão. Portanto, esses não são princípios de design em si, mas formas de utilizar princípios já estudados e conhecidos para aperfeiçoar a usabilidade de qualquer produto.
Após a análise da identidade atual, demos início à criação do design system, utilizando o programa Figma e publicando na plataforma Zeroheight. A equipe de design, tem acesso aos elementos de design e, a equipe de desenvolvimento, tem acesso a códigos referente aos mesmos elementos.
No Zeroheight, é possível definir os estilos a serem seguidos, como cores, fontes, ícones, formas etc.
Também é possível definir componentes (componentes são elementos que você pode reutilizar em seus designs, ajudam a criar e gerenciar designs consistentes em todos os projetos) e organizá-los para que toda a equipe tenha acesso rapidamente aos elementos necessários para diversos projetos.
Desta forma, entregamos à empresa todos os elementos e parâmetros necessários, de forma que seus projetos digitais poderão ser muito mais coesos e funcionais a partir de agora.
Referências:
HURLBURT, Allen. Layout: O Design da Página Impressa. São Paulo: Nobel, 2022.
DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
ROSENFELD, Louis; MORVILLE, Peter; ARANGO, Jorge. Information Architecture: For the Web and Beyond. Canadá: O'Reilly Media, 2015.
10 Heurísticas de Usabilidade para Design de Interface de Usuário, disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/